ESTUDOS DO LÉXICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

APLICAÇÕES EM SALA DE AULA

Autores

  • Joni Fontella Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Andressa Boveto Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nível de Mestrado, com bolsa CAPES.
  • Daniela Hillesheim Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. (Mestrado)
  • Rosemary Zanette Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.115

Palavras-chave:

Ensino, Línguas estrangeiras, Léxico, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre o curso de extensão “Estudos do léxico e aplicações no ensino de línguas estrangeiras, realizado e promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em 2020. O objetivo principal foi apresentar diferentes aspectos dos estudos lexicais que podem ser utilizados em sala de aula. Como referencial teórico foram utilizados autores fundamentais para a área, como Biderman (1998, 2001a, 2001b), Barbosa (1990), Celani (1998) e Duran (2004, 2007), bem como autores complementares para a temática de cada módulo. Assim, o artigo trata da organização do curso, de desenvolvimento e da análise dos resultados, baseados em um questionário aplicado ao final dos módulos. A maioria dos cursistas apontaram que ainda não tinham uma base teórico-metodológica dos estudos do Léxico para o trabalho com o ensino de LEs. Como conclusões, os cursistas afirmaram ter suas expectativas cumpridas, bem como afirmaram que pretendem utilizar as atividades propostas pelos ministrantes em suas práticas docentes.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joni Fontella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    É doutorando em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, e bolsista CAPES. É mestre em Letras pela mesma instituição e possui especialização em Tradução pela Universidade Estácio de Sá (2014) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras pela UNINTER (2012). Graduado em Letras (português/inglês) pela UNIOESTE (2011).

  • Andressa Boveto, Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nível de Mestrado, com bolsa CAPES.

    Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nível de Mestrado. Graduada em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas pela Unioeste. Também atua como professora de Língua Inglesa.

  • Daniela Hillesheim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. (Mestrado)

    Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestrado em andamento (2021) em Letras, também pela UNIOESTE. Possui especialização lato sensu em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (2017). Atua como professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná na Educação Básica.

  • Rosemary Zanette, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, efetiva, desde 2006. Tem Bacharelado e Licenciatura em Italiano/Português, Doutorado e Pós-Doutorado (2016). Atua na área de Língua Italiana na Graduação e na Pós-Graduação trabalha principalmente com os estudos do léxico geral e especializado.

Referências

Downloads

Publicado

2021-09-17

Edição

Seção

TEMÁTICA: Ensino de línguas na atualidade: novas práticas, métodos e desafios

Como Citar

ESTUDOS DO LÉXICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: APLICAÇÕES EM SALA DE AULA. (2021). Open Minds International Journal, 2(2), 70-81. https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.115

Artigos Semelhantes

1-10 de 241

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.