MATERIAIS DIDÁTICOS COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Paulo Sérgio Alves da SILVA SEE - Pernambuco
  • Rickison Cristiano de Araújo SILVA PPL. Doutorado em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande-PB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.55

Palavras-chave:

Recursos Didáticos, Ensino de Geografia Física, Metodologias Ativas

Resumo

Objetivou-se analisar uma experiência de ensino realizada com estudantes do Ensino Médio com foco no ensino, em materiais didáticos e metodologias ativas para o ensino de Geografia. Utilizou-se o método hipotético dedutivo usando como ferramenta pedagógica o Estudo de Caso. Trabalhou-se com um professor e 88 alunos de duas turmas dos primeiros anos em uma Escola Técnica no interior pernambucano, através da aplicação de questionários e através da observação do uso e da construção metodologias ativas. O professor pesquisado descreveu que as metodologias ativas para as aulas de Geografia, apresentam inúmeras possibilidades de estimular o interesse do aluno, proporcionar crescimentos e proporcionar uma maior aprendizagem em relação ao tema estudado. Sobre os alunos, verificou-que a maioria tem 15 anos de idade; são gênero feminino e com renda familiar de até um salário mínimo. A maioria não sente dificuldade em estudar geografia e que preferem as aulas de campo e aulas dinâmicas/práticas. Porém, não recebem aulas com usos de recursos tecnológicos. Trabalhar dessa forma é uma atividade que se torna um desafio a ser realizado, pois requer uma união com professores de outras disciplinas para apoio logístico para que se possa ter um maior cuidado com esses alunos, autorização por escrito dos responsáveis e apoio da gestão da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, R. V.; RIBEIRO, C. M. L.; BARBOSA, M. E. S. A experiência no estágio curricular e sugestões para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
BASTOS, P. A. Revista Geografia: Pedagógica 2.0. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de Geografia. p. 44-50. Ministério da Educação FNDE Periódicos. Editora Escala Nacional, 2011.
BREDA, T. V. O Olhar Espacial e Geográfico na Leitura e Percepção da Paisagem Municipal: contribuições das representações cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado – Geografia) Ourinhos, 2010.
CAVALCANTI, L. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
FERREIRA, C. C.; SIMÕES, N. N. A evolução do pensamento geográfico. Lisboa: Gradiva. 1986.
FERNANDES, É. Uma proposta inovadora para o ensino de geografia no Ensino Médio. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
FLORES, B. O. et al. Materiais didáticos: alternativas à prática de geografia. In: anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. UFRGS: Porto Alegre, 2010.
MEDEIROS, A. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014.
MORAES, A. R. Geografia: pequena história crítica. 2. ed. São Paulo: Hucitec.1983.
MOREIRA, C. F. Distorção idade-série na educação básica. 2016. Disponível em: <https://cmoreira2.jusbrasil.com.br/artigos/111821615/distorcao-idade-serie-na-educacao-basica.>. Acessado em 01/03/2020.
OCDE. Organisation Economic Co-Operation and Development. Indicadores Educacionais em Fodo. Brasil: OCDE, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisticas_educacionais/indicadores_educacionais_foco/indicadores_educacionais_foco_n_3>. Acesso em: 06 fev. 2020.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, V. R. S.; OLIVEIRA, J. G. R. Utilização de jogos como recurso didático para o ensino de geografia: relato de experiência dos professores da educação básica. In: Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE, Cadernos PDE, v. 1. 2016.
PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012. 2012
RAMOS, M. G. S. A Importância dos Recursos Didáticos para o Ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas Séries Finais. 2012. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
SANTOS, M. J. C et al. O ensino de geografia e os desafios metodológicos diante das novas tecnologias. In: Anais da XI Jornada Do Trabalho. UFPB. João Pessoa, 2010.
SILVA, M. A. B.; COMPIANI, M. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica do Atlas escolares municipais no Brasil. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, São Paulo, 2006.
SILVA, E. M. Maquete como recurso didático no ensino de Geografia. 2012. 68 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, 2012a.
TOKARNIA, M. Apenas metade dos estudantes conclui ensino médio na idade certa. 2013. <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/apenas-metade-dos-estudantes-conclui-ensino-medio-na-idade-certa,0813c3d1f7a3d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html.>. Acessado em 01/03/2020.
VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. De Recursos Didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In. PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

SILVA, P. S. A. da ., & SILVA, R. C. de A. . (2020). MATERIAIS DIDÁTICOS COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO. Open Minds International Journal, 1(2), 117–135. https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.55

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.