Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Ver TEMPLATE.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • É obrigatório todos os autores possuírem ORCID e disponibilizarem no momento do cadastro da Revista. Aqueles que não possuírem cadastro disponível no site https://orcid.org/signin.
  • É obrigatório o envio da Declaração de Conflito de Interesse assinada por todos os autores do Artigo no ato da submissão (Modelo Declaração de Conflito de Interesse).    

Diretrizes para Autores

                                                                                 DIRETRIZES AOS AUTORES

1. APRESENTAÇÃO

             A Open Minds International Journal, com periodicidade quadrimestral em língua portuguesa, espanhola ou inglesa tem por objetivo promover discussões, disseminar ideias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, nacionais e internacionais) na área de Educação em suas mais diversas áreas.

             Recebemos trabalhos de caráter científico, filosófico e/ou técnico nas seções Artigo, Resenha, Ensaios e Relatos de Experiência, tendo como principal público-alvo estudantes, professores e pesquisadores em geral que atuem nas áreas relacionadas à Educação e preencham os requisitos de publicação na Revista.

2. DIREITOS AUTORAIS

          A Editora Mentes Abertas deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação Editora Mentes Abertas, da Open Minds International Journal e seus parceiros autorizados. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.

3. REGISTRO INTERNACIONAL NO DOI (Obrigatória)

          Diversos investimentos em tecnologia foram realizados para garantir que a Open Minds International Journal tivessem registro e credibilidade internacional. Foi estabelecida uma parceria com o Publishers International Linking Association (PILA) e com o CrossRef, instituições norte-americanas responsáveis  pela atribuição do Digital Object Identifier (DOI). O DOI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) através da Plataforma Lattes como prova de publicação, e ainda liga o currículo do pesquisador ao arquivo da publicação.

          Nossa publicação tem acesso aberto e gratuito, bem como submissão gratuita, aderindo aos diversos pactos globais de acesso livre ao conhecimento. No entanto, para garantir continuidade das melhorias e eficácia do registro internacional de todos os artigos, será cobrada uma taxa de registro internacional dos ARTIGOS APROVADOS.

3.1. Tradução e Revisão de Idioma (Optativa)

            É facultada aos autores a oportunidade de traduzir os artigos aprovados para serem publicados em Espanhol ou Inglês. O processo dar-se da seguinte maneira: (a) o trabalho é avaliado em língua portuguesa; (b) se aprovado, o (os) autor (res) podem escolher ter o artigo traduzido para ser publicado em espanhol ou inglês; (c) caso, o (os) autor (res) escolham ter o artigo traduzido para serem publicados em espanhol ou inglês deverão pagar um taxa adicional; (d) o artigo traduzido para o espanhol ou inglês é automaticamente publicado, mediante pagamento a taxa de tradução.

4. INTEGRIDADE E PREVENÇÃO DE PLÁGIO

          Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações submetidas a Open Minds International Journal, SERÃO ANALISADAS INDEPENDENTE DA SEÇÃO A QUAL O ARQUIVO FOR DESTINADO.

Autoplágio. Documentos de autoria própria publicados anteriormente, bem como suas adaptações, devem ser citados e referenciados devidamente.

5. DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

          Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins. Os artigos são chancelados pela Licença de Usos do Creative Commons.

6. LIMITES DE PUBLICAÇÃO E DE AVALIAÇÃO POR AUTOR(A)

Limites de submissão. A Open Minds International Journal publicará, no máximo, dois trabalhos da mesma autoria ou co-autoria por ano. Portanto, antes de iniciar o processo de submissão é importante que o responsável pela submissão confira com os demais autores envolvidos a situação de cada um deles. A(s) submissão(ões) que ultrapassar(em) será(ão) arquivada(s) sem apreciação de mérito.

Dupla submissão. Não serão permitidos artigos tenham sido publicados ou não estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte. A Open Minds International Journal não considerará para publicação artigos cujos dados tenham sido disponibilizados na Internet para acesso público. Se houver, no artigo submetido, algum material em figuras ou tabelas, já publicados, em outro local, a submissão do artigo deverá ser acompanhada de cópia do material original e da permissão por escrito para reprodução do material.

7. APOIO FINANCEIRO

          É obrigatório informar no artigo, sob a forma de Agradecimentos antes das Referências e nos Metadados no campo Agências de fomento informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando a(s) agência(s) de fomento e o(s) número(s) do(s) processo(s).

          Estudos que foram integral ou parcialmente financiados pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, e ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001."

8. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

8.1 Política de Avaliação

          Cada revista possui Editores e um Corpo de Avaliadores composto por cientistas e pesquisadores renomados, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre os trabalhos em cada seção da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores, no Processo Pares Cegas, ou seja, com a omissão da identificação do(s) autor(es). Caso haja pareceres divergentes, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e julgados pelo editor designado.

8.2 Diretrizes de Avaliação

           Os trabalhos submetidos serão encaminhados aos avaliadores, uma vez que estes estejam inseridos no escopo da revista e de acordo com as normas gerais de submissão e formatação. Primeiramente serão inseridos na fila de submissões, e consequentemente passam pela avaliação por pares cega e avaliação editorial. Caso aprovados, recebem edição de texto, composição e leitura de provas. No final do processo são designados a uma edição e volume. O processo geral de avaliação, entre submissão e resposta da avaliação dura cerca de três meses. Após avaliações, serão direcionados ao próximo volume específico, podendo ainda ser publicado nas edições posteriores, de acordo com o fluxo interno de publicação da Open Minds International Journal.

          A Open Minds International Journal aceita para publicação artigos que centrem sua discussão na área da Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os textos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos.

          A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da Revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor, tanto do enfoque metodológico quanto da abordagem teórica e a qualidade do texto.

           Os originais devem ser encaminhados pelo site da Revista (https://www.openmindsjournal.com/openminds/login). Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível e devem ser justificados, digitados em espaço 1,15cm, em fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas com recuo de 4cm.

          Os nomes de todos os autores NÃO deverão fazer parte do corpo do artigo e deverão ser inseridos em um arquivo em separado (intitulado Informação dos Autores). Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento, inclusive em possíveis referências bibliográficas.

           Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema de submissão de artigos, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas), filiação institucional e ORCID. Esses dados devem constar em um arquivo Word ou Open Office (Informação dos Autores) em separado e enviado pelo portal.

8.3 ANÁLISE DE PLÁGIO

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Detector de Plágio 2.4.6.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comtê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

9. NORMAS DE SUBMISSÃO

          As normas de submissão são requisitos básicos para aceitação de trabalhos a serem publicados na Open Minds International Journal. Admitem-se submissão dos seguintes trabalhos acadêmicos: artigos, resenha, Ensaios e Relato de Experiência. Para cada um dos tipos de trabalhos admitidos os autores deveram observar requisitos de estrutura, formatação, citações e referências.

          Não são aceitos autores que não tenham cadastro e currículo ativo na Plataforma da Revista, na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil (CNPQ) e no ORCID (https://orcid.org/). Todos os cadastros são obrigatórios. Os pesquisadores brasileiros só poderão receber bolsas de estudo da CAPES e do CNPQ com estes cadastrados efetivados. O link para o LATTES deve ser inserido no campo URL, e o link para o ORCID deve ser inserido no campo ORCID do sistema de submissão.

          No ato da Submissão do arquivo deverá ser enviado também a Declaração de Conflito de Interesse (Modelo).

9.1 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

           A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br, incluindo a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a proteção da privacidade dos voluntários.

           Quando for o caso, é obrigatório indicação no texto de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (citando o número do parecer ou protocolo de aprovação em Métodos) ou anexar documento suplementar no ato da submissão.

9.2.     ESTRUTURA

9.2.1.  Seção Artigos

ARTIGO - Texto analítico inédito que apresenta resultados de trabalho de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica. São aceitos artigos com até quatro autores, sendo que pelo menos um deve ter o título Doutor.

Os artigos deverão ter no máximo 20 (vinte) páginas, formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, legendas, notas de rodapé, figuras, quadros e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo, abstract e resumen (máximo de 220 palavras) e Palavras-chave (no máximo 5) em português, Keywords em inglês e Palabras clave em Espanhol. Os títulos devem ter no máximo 15 palavras, também devem ser traduzidos para o Inglês e Espanhol. O artigo ao ser submetido não pode conter nenhuma identificação dos autores.

Os artigos deverão ser redigidos de acordo com as instruções abaixo. Os artigos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos autores, sem avaliação de mérito.

O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, 12, com recuos de parágrafo de 1,25 cm, espaço entre linhas 1,15 e justificado. Utilize o TEMPLATE. disponibilizado pela revista.

Titulo. Deve ser objetivo e informativo em português, inglês e espanhol. Deve ser idêntico ao título mencionado nos metadados e grafado em letras minúsculas, sendo a primeira letra da palavra inicial em maiúscula, com exceção de nomes próprios e siglas. Se houver subtítulo, este deve ser grafado também em letras minúsculas. Recomenda-se não usar abreviações no título e limitar a sua utilização no resumo e ao longo do texto. IMPORTANTE: nenhuma chamada de nota de rodapé deve ser associada ao título no arquivo.

Resumo estruturado. Deve ser informativo e em português, inglês e espanhol, com até 220 palavras cada. Deve ser idêntico ao resumo mencionado nos metadados, em letras minúsculas, sendo a primeira letra da palavra inicial em maiúscula, com exceção de nomes próprios e siglas. O resumo não deve conter citação ou referência. A versão estruturada é obrigatória e inclui: Introdução e/ou Objetivos, Metodologia, Resultados e discussão, e Conclusões e/ou Considerações Finais.

Palavras-chave (Keywords, Palabras Clave). São constituídas por no mínimo três (3) e no máximo, cinco (5) termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto final no texto e pela tecla Enter nos metadados. Apenas a inicial de cada palavra chave deve ser grafada em letra maiúscula, exceto nomes próprios e siglas. Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras (que não haja tradução). Sugestão: utilizar os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS-Bireme), Base de Dados Sport Discus.

O texto deve respeitar o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da Revista (Tabela, padrões, limites de texto, contidas nessas diretrizes).

Introdução e/ou Objetivos deve conter: (1) justificativa objetiva para o estudo, com referências pertinentes ao assunto, sem realizar uma revisão extensa; (2) objetivo do artigo.

Metodologia: esta seção deve descrever os experimentos (quantitativa e qualitativamente) e os procedimentos em detalhes suficientes que permitam que outros pesquisadores reproduzam os resultados ou deem continuidade ao estudo e deverá conter: (1) a descrição clara da amostra utilizada e espaço temporal utilizado; (2) termo de consentimento livre e esclarecido, para estudos experimentais envolvendo seres humanos; (3) identificação dos métodos, e procedimentos utilizados; (4) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; (5) descrição detalhada de métodos novos ou modificados; (6) quando pertinente, incluir a análise estatística e os programas utilizados.

Importante: Ao relatar pesquisa com seres humanos os autores devem incluir uma declaração indicando que o protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (instituição de afiliação de pelo menos um dos autores), com o respectivo número de identificação. Também deve incluir que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado por todos os participantes.

Resultados e Discussão: apresentar os resultados em sequência lógica no texto, usando tabelas e figuras. Evitar repetição excessiva de dados no texto, em tabelas ou figuras, porém, enfatizar somente as descobertas mais importantes. Na Discussão, enfatizar os aspectos originais e importantes do estudo e as conclusões que decorrem deste, evitando, porém, repetir dados já apresentados em outras partes do artigo. Em estudos experimentais, ressaltar a relevância e limitações dos resultados, confrontando com os dados da literatura e incluindo implicações para estudos futuros.

Conclusões e/ou Considerações Finais: a conclusão deve ser clara e concisa, baseada nos resultados obtidos, estabelecendo ligação com os objetivos propostos. A mesma ênfase deve ser dada a estudos com resultados negativos ou positivos. Recomendações podem ser incluídas, quando relevantes e extremamente necessárias.

Agradecimentos: quando pertinente, incluir agradecimento ou reconhecimento a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do trabalho, porém não se qualificam como coautores. Fontes de financiamento como auxílio à pesquisa e bolsas de estudo devem ser reconhecidos nesta seção. Os autores deverão obter permissão por escrito para mencionar nomes e instituições de todos os que receberam agradecimentos nominais.

Referências: apenas documentos citados no texto devem ser referenciados. A lista de Referências deve ser ordenada alfabeticamente por autoria e, em caso de duplicidade de autores, ordenados alfabeticamente por título. Devem ser padronizados por Sobrenome (em letras maiúsculas), nome por extenso. Fontes originais e adaptações em figuras, tabelas, quadros ou outras ilustrações devem ser referenciadas. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a ilustração foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio.

Formato dos arquivos: usar editor de texto (Microsoft Word ou equivalente). As tabelas e quadros deverão estar em seus arquivos originais (Excel, Acess, Powerpoint, etc.). As figuras deverão estar nos formatos jpg ou tif em alta resolução (300 dpis). As figuras deverão estar incluídas no arquivo Word, mas também devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar em seus arquivos originais).

Ilustrações: (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como figura abaixo das mesmas com fonte Times Nem Roman, 10. Exemplo: Figura 1 – Título da figura.

As fotografias devem ser acompanhadas de legenda abaixo das mesmas. As ilustrações devem permitir uma perfeita reprodução, inclusive dos dísticos.

No caso de cópia ou adaptação indicar a fonte. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a ilustração foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio. Todas as imagens devem ser fornecidas em arquivos individuais separados do texto, em resolução mínima de 300 dpi. (Exemplo: nessa resolução uma foto 10x15 cm gera um arquivo de aproximadamente 2Mb).

Tabelas e Quadros: Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título (centralizado) em fonte Times Nem Roman, 10. Exemplos: Tabela 1 – Xxxxxx   /   Quadro 1 - Xxxxxxx

As tabelas devem ser abertas nas laterais e não possuir divisão de linhas e colunas em seu interior.

Os quadros são fechados, com divisões aparentes.

No caso de cópia ou adaptação indicar a fonte. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a/o tabela/quadro foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio.

Citações (trechos de documentos citados no texto conforme a NBR 10520).

As citações serão indicadas pelo sistema: (SOBRENOME, data).

As citações cujo texto tenha menos de 3 linhas deverão ser apresentadas dentro do parágrafo e colocadas entre aspas.

As citações com mais de 3 linhas de extensão deverão ter parágrafo próprio, com recuo de 4 cm e fonte Times Nem Roman, 10., e espaço entre linhas simples.

Referências (documentos citados no texto conforme a ABNT NBR 6023).

A lista de referências deve ser ordenada alfabeticamente.

Deverá estar alinhada à margem esquerda e colocada ao final do artigo, citando as fontes utilizadas. As referências não são justificadas.

O nome dos autores deve estar por extenso na lista de Referências.

O nome das revistas deve estar por extenso e em itálico.

Para documentos online, além dos elementos essenciais, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão: “Disponível em:” e a data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:” conforme NBR 6023.

ATENÇÃO: A NBR 6023 foi atualizada em 2018, portanto há mudanças significativas em materiais eletrônicos. Consulte a norma para maiores informações, se necessário.

9.2.2 Seção Resenhas

RESENHA - Estudo crítico de texto/obra recentemente publicada (máximo de cinco anos de publicação) ou de obra considerada clássica na área da Educação. Deve apresentar, obrigatoriamente, um resumo, com até 05 linhas; que deve sintetizar o objetivo geral e suas principais conclusões e a referência bibliográfica completa. São aceitas resenhas com apenas um autor, sendo, pelo menos, pesquisador doutorando. Deve ser inédita e ter extensão no máximo de 7 (sete) páginas incluindo referências bibliográficas e notas.

9.2.3 Seção Ensaios

ENSAIOS - Ensaio: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica. O ensaio deve ser inédito e ter extensão entre 2 e 8 páginas incluindo referências bibliográficas e notas. O ensaio deve conter uma estrutura típica, que engloba introdução, fundamentação e conclusão. O trabalho pode ter tantas seções quantas forem necessárias e as seções devem ser numeradas. Deve apresentar, obrigatoriamente, um resumo, com até 05 linhas; que deve sintetizar o objetivo geral e suas principais conclusões e a referência bibliográfica completa.

9.2.4 Seção Relatos de Experiência

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: são descrições e análises de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas:

  1. A Escola e a Sala de Aula
  2. A voz dos professores
  3. A voz dos alunos.

Para os Relatos de Experiência deverão ser observadas as mesmas presentes no item 5.2.1. Seção Artigos, fazendo as devidas adequações.

9.2.5 Seção Manifestações Artísticas

Esta seção está destinada a divulgar produções artísticas contemporâneas. Não existe uma norma específica e o(s) autor(es) podem submeter arquivos com até 20 páginas. Deve apresentar, obrigatoriamente, um resumo, com até 05 linhas.

10. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

Para a melhor compreensão e visualização a seguir são transcritos exemplos de referências de diversos tipos de materiais.

Livros com 1 autor:

AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

Exemplo:

DI CAMARGO, Ivo Junior. A memória de futuro em tela: diálogos entre cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

Livros com 2 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

SOUZA, Fábio Marques de; SANTOS, Geyza de Freitas. Velhas práticas em novos suportes? As Tecnologias Digitais como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. 2. Ed. - São Paulo: Mentes Abertas, 2019, 164 p.

Livros com 3 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

CERQUEIRA, Joaci dos Santos; ALBUQUERQUE, Helder Neves de; SOUSA, Franscisco de Assis Salviano. Complexo Aluízio Campos: integridade ecológica versus ações antrópicas. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, 155p.

Livros com mais 3 autores:

TODOS OS AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, ano. (No texto, aparecerá o Primeiro autor seguido da expressão et al).

Exemplo:

CARDOSO, Sebastião Marques; ALMEIDA DINIZ, Ana Maria Carneiro; RIBEIRO, Will Wanderkelly de Freitas; MOURA, Francisco Reriton de Almeida. Literaturas de língua portuguesa: perspectivas. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

Livros com organizadores, coordenadores, editores:

ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

FORTINELES, Cláudia Cristina da Silva. (Org.). Ateliê da história. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

Partes de livros:

AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.

Exemplo:

ZIN, Rafael Balseiro. Literatura e afrodescendência no Brasil: condições e possibilidades de emergência de um novo campo de estudos. In: FORTINELES, Cláudia Cristina da Silva. (Org.). Ateliê da história. São Paulo: Mentes Abertas, 2019. p. 101-118.

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:

AUTOR. Título. Ano. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.

Exemplo:

SILVA, Ana Caroline Pereira da. Multimodalidade na aprendizagem colaborativa de português e espanhol como línguas adicionais. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

Trabalhos de eventos:

AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.

Exemplo:

CASADO, Edvan Silva; ALBUQUERQUE, Helder Neves de. Educação Ambiental e resíduos sólidos no contexto da educação básica: percepção dos professores. In: ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE BIÓLOGOS - CONGREBIO, 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Rebebio, 2019, v. 9, p. 74-83.

Leis, decretos, portarias, etc.:

LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial.

Exemplo:

BRASIL. Decreto nº 24.645, de 10 de julho de 1934 (revogado pelo Decreto nº 11, de 1991). Estabelece medidas de proteção aos animais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jul. 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D24645.htm>. Acesso em: 05 jun. 2020.

Artigos de revistas/periódicos:

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

CAMARGO JUNIOR, Ivo Di. Resenha de “manoel de oliveira, o cinema inventado à letra”, de António Preto. Revista Livre de Cinema, uma leitura digital sem medida (super 8, 16, 35, 70 mm,...), Londrina-PR, v. 4, n. 2, p. 168-173, 2017.

Artigos de revistas/periódicos online:

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplo:

HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: http://www.rbcm.com. Acesso em: 05 jun. 2004.

ARAÚJO, José Halmério; SOUZA, Fábio Marques de. Crenças, memórias e intuições na narrativa de um professor de inglês-língua estrangeira - em construção. Afluente: Revista de Letras e Linguística, UFMA/Campus III, v.2, n. 5, p. 129-149, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7680/4682

Documentos online em geral: (Atenção: A ABNT abrange vários tipos de documentos online, incluindo redes sociais, youtube, email).

AUTOR. Título do documento online. Site/Rede social. Local, Data de divulgação. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplo (Facebook):

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Sistema de armazenagem. São Paulo, 19 set. 2017. Facebook: ABNT Normas Tecnicas @ABNTOficial. Disponível em: http://www.facebook.com/ABNTOficial. Acesso em: 20 maio 2020.

Artigos de Fluxo Contínuo

Política padrão de seção

Manifestações Artísticas

Esta seção está destinada a divulgar produções artísticas contemporâneas. Não existe uma norma específica e o(s) autor(es) podem submeter arquivos com até 20 páginas.

Ensaios

Revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica.

Relatos de Experiência

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas:

  1. A Escola e a Sala de Aula
  2. A voz dos professores
  3. A voz dos alunos.

TEMÁTICA: Ensino de línguas na atualidade: novas práticas, métodos e desafios

Desde que a abordagem comunicativa se consolidou, o ensino de idiomas se subdividiu em quatro habilidades primordiais: produção e compreensão escrita, produção e compreensão oral. Por produção se entende pelos discursos e gêneros os quais o aluno é capaz de produzir. Já compreensão vem do ato de compreender, ou seja, um processo psicológico que indica o entendimento de algo. Martinez (2009) ressalta que a abordagem comunicativa é centrada nos interesses dos alunos e deve seguir, prioritariamente, a quatro preceitos. Em primeiro lugar, há uma retomada do sentindo, no sentindo de uma gramática nocional. Há menos exercícios formais que o método antecessor, pois é comunicando que se aprende a comunicar; a comunicação real é a que importa em sala de aula. Em seguida, põe em evidência o protagonismo do aprender, como a aprendizagem por projetos. Finalmente, deve-se abordar aspectos sociais e pragmáticos da comunicação, dado que o saber fazer é o mais importante da aula. Tanto produção, quanto a compreensão podem se dar em duas modalidades diferentes: oralidade e escrita. Pelo primeiro é o que o aluno produz de forma mais espontânea, voltada ao destinatário, sujo objetivo de comunicação se realiza mais rapidamente. Já a escrita, há maior planejamento, distanciamento de falante e emissor, além de uma maior importância à destreza gramatical e lexical (VILA, 2018). Destarte, neste número, objetiva-se reunir artigos de relevância para a área acadêmica acerca das habilidades, bem como uso de tecnologias e metodologias ativas na educação. Não é possível deixar de considerar as transformações ocorridas nos últimos meses diante do intenso uso de tecnologias para mediar a aprendizagem. Acreditamos no protagonismo de aluno e professor para que o ensino seja mais eficiente, de forma que os alunos consigam se comunicar no idioma estudado.

Artigos Temáticos - PORTUGUÊS-LÍNGUA INTERNACIONAL

É sabido que o Português é hoje língua (co)oficial de nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e da Região Administrativa Especial de Macau.
O Português pode ser considerado, em nossa contemporaneidade, como uma língua pluricêntrica. Dessa forma, é salutar a promoção de reflexões críticas a respeito da “valorização de diferentes variedades linguísticas, da preferência por determinados repertórios linguísticos para a participação cidadã, local e global, e para a gestão de ações linguísticas e educacionais em âmbitos nacionais e internacionais ”[1] .
Neste sentido, este número temático da Open Minds International Journal reunirá trabalhos venham somar vozes à comunidade discursiva dedicada à compreensão do Português como língua multidimensional, intercultural e pluricêntrica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.