PERSPECTIVA ENUNCIATIVA BAKHTINIANA: ANÁLISE DE UM TEXTO DE CIRCULAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Neide Araújo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados
  • Geraldo José da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados
  • Jaqueline Zanzi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.68

Palavras-chave:

Linguagem jornalística, Enunciação bakhtiniana, Discurso relatado/Discurso de outrem, Aspectos dialógicos do discurso

Resumo

Este capítulo trata da análise de um texto de circulação social, a partir de uma reportagem sobre a questão indígena em Mato Grosso do Sul. Parte-se da hipótese de que o discurso citado pode desempenhar funções persuasivas em textos escritos, mesmo com o pressuposto do uso da imparcialidade. Como o enunciado jornalístico comporta as diversas vozes sobre um dado tema, o objetivo principal é analisar o uso do discurso citado e os efeitos de sentidos que esse recurso linguístico pode produzir no interlocutor/leitor. Tem-se como aporte teórico a perspectiva enunciativa sob a ótica de Bakhtin (2003,2004). O corpus do estudo trata de uma reportagem, veiculada no Jornal online Midiamax, de Campo Grande-MS, no período compreendido entre 2014 e 2018. Os resultados mostram que esses recursos linguístico-discursivos arrazoam o fazer narrativo jornalístico e podem funcionar como álibi ao locutor/repórter para dizer/escrever o que diz/escreve como simulacro de verdade na narrativa jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 11 ed. Trad. M. Lahud e Y.E. Viera. São Paulo: Hucitec, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do Russo Paulo Bezerra. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 16 ed. São Paulo: Ática, 2007.
DI CAMARGO, Ivo Jr e SOUZA, Fabio Marques de. Estudos da linguagem e Mikhail Bakhtin: uma relação dialógica. In: SOUZA, FábioMarques de; DI CAMARGO, Ivo Junior LOURENÇO, Lucília Teodora de Leitgeb e MORETTO e Milena Vila (ORG). Bakhtin Dialogado: alteridade, relações dialógicas e sociedade. São Paulo, Mentes Abertas,2020.p.35-41.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1997.
G1 MS.Disponível em <http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/09/violacao-lei-nao-sera-aceita-diz-ministro-sobre-questao-indigena.html> Acesso em 2018.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26. ed. Rio de Janeiro : Editora FGV 2007.
JORNAL Midiamax online. Disponível em: www.midiamax.com.br. Acesso em: 2018.
LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística. 5.ed. São Paulo: Ática, 1997.
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, 1997.
MARTINS FILHO, Eduardo Lopes. Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. 3ª edição, revista e ampliada. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
MIDIAMAX. Disponível em <https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2015/nao-vao-sair-de-la-porque-e-casa-deles-diz-cacique-sobre-ocupacao-indigena/> Acesso em 20 de março de 2018.
NEVES, Maria Helena Moura. Gramática de Usos do Português. S. Paulo: Unesp, 2000.
ROSSI, Clovis. O que é Jornalismo. 10ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SANTOS, Clemilton Pereira dos. Suicídio Indígena na Região de Dourados/MS: A perspectiva polifônica do discurso jornalístico. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2008.
SILVA, Geraldo José da. A construção do texto polêmico na mídia eletrônica: o sistema de cotas em questão. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, 2006.
SILVA, Geraldo José da. O discurso de outrem como marca de parcialidade no texto jornalístico informativo: uma abordagem enunciativa. (Tese de Doutorado). Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. 301 p.
VIZEU, Alfredo. A produção de sentidos no jornalismo: da teoria da enunciação à enunciação jornalística. In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº22, p.107-116, dezembro 2003.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

TENO, N. A. C., SILVA, G. J. da, & ZANZI, J. (2020). PERSPECTIVA ENUNCIATIVA BAKHTINIANA: ANÁLISE DE UM TEXTO DE CIRCULAÇÃO SOCIAL. Open Minds International Journal, 1(3), 5–19. https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.68

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo