FANTASMAS CAMARADAS, ESQUELETOS DANÇANTES: UMA ANÁLISE DO HORROR-HUMOR NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Autores

  • Carolina Severo Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.234

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, Horror., Humor.

Resumo

O objetivo deste texto é fazer uma análise crítica a partir de Minois (2003), Cabral (2007) e Bines (2017) para entender como a literatura de horror-humor pode servir como uma boa ferramenta didática para crianças e adolescentes, despertando a curiosidade e a reflexão sobre si mesmo e os outros devido à subversão de categorias de homogeneização social que estes textos evocam. O riso pode ser entendido como uma ameaça ao medo, um símbolo da liberdade, e, assim, o riso sobre a morte ou sobre os medos mais intrincados na nossa psique são o que delineiam o caráter catártico desse riso. Por este motivo, defendemos que o gesto de afastar crianças e adolescentes da reflexão sobre o medo, a mortalidade, o luto, podem causar um efeito contrário ao desejado. Acreditamos que, ao usar a linguagem adequada, estes temas podem e devem ser tratados com crianças de forma responsável, e as fábulas às avessas ou a literatura de horror-humor podem ser uma ferramenta interessante para abordar com elas os fantasmas da vida real como o preconceito, o medo do outro e a formação da própria personalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, R. Elos entre a cultura popular e a literatura. In: RÖSING, T. e BECKER, P. (org.). Jornadas Literárias de Passo Fundo – 20 anos de História. Ensaios. Passo Fundo: EdUPF, 2001, pp.285-290. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Elos-entre-cultura-popular-e-literatura.pdf. Acesso em: 07 mai 2020.

BELINKY, T. Medoliques. São Paulo: Melhoramentos, 2010.

BINES, R. K. Mocking death in Brazilian children's folk literature. In: CLEMENT, L. D.; JAMALI, L. (org). Global Perspectives on Death in Children’s Literature. Londres: Routledge, 2016.

BURTON, T. O triste fim do pequeno Menino Ostra e outras histórias. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Girafinha, 2007

CABRAL, O. O riso subversivo. Maceió: EdUFAL, 2007.

CANTINI, B. Mortina: Uma história que vai fazer você morrer… de rir!. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017.

CARROLL, L. Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. São Paulo: Zahar, 2010.

CIARAMELLA, J. O Fantástico Alfabeto Lovecraft. Tradução de BRUNO DORIGATTI E CHRISTIANO MENEZES. São Paulo: Caveirinha, 2017.

COELHO, N. N. Literatura infantil. Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002.

ECO, H. História da Feiúra. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GAIMAN, N. O Alfabeto Perigoso. Tradução de Leonardo Villa-Forte. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

HISTORIETAS Assombradas (para Crianças Malcriadas). Direção de Victor-Hugo Borges. Rio de Janeiro: Cartoon Network Brasil, TV Cultura e TV Brasil, 2013 a 2016. 11 minutos por episódio.

HUGO, V. Notre Dame de Paris. Tradução de Ana Maria Alencar e Marcelo Diniz. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.

_______. O homem que ri. Tradução de Regina Célia de Oliveira. São Paulo: Martin Claret, 2019.

LEAR, E. Viagem numa peneira. Tradução de Dirce Waltrick do Amarante. São Paulo: Iluminuras, 2011.

NĚCO z Alenky. Direção de Jan Švankmajer. Zurique: Condor Films, 1988. 86 minutos.

GOREY, E. The Wuggly Ump. In: Amphigorey. New York: Perigee, 1980.

MINOIS, G. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: EdUNESP, 2003.

SENDAK, M. Where the wild things are. Londres: The Bodley Head, 1967.

SHELLEY, M.; STEVENSON, R. L.; STOKER, B. Frankenstein, O Médico e o Monstro e Drácula. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2017.

VOLTAIRE, A. Spooky Songs for Creepy Kids. Portland: Projeckt, 2010. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_mHybtdgfTvOovgXgcwI-7Y4u8GuW2CL5k. Acesso em: 15 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Figueiredo, C. S. (2023). FANTASMAS CAMARADAS, ESQUELETOS DANÇANTES: UMA ANÁLISE DO HORROR-HUMOR NA LITERATURA INFANTOJUVENIL. Open Minds International Journal, 4(2), 96–107. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.234

Edição

Seção

Humor na Língua e no Ensino