PENSAR E ESCREVER SOBRE O TEMPO PRESENTE NA OBRA “O DISCURSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA EM TEMPOS DE BOLSONARO E ARAÚJO”

Autores

  • Carlos Enrique Ruiz Ferreira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i3.271

Palavras-chave:

1. Política externa brasileira 2. Discurso político 3. Análise dialógica do discurso 4. Bakhtin 5. Sociedade brasileira.

Resumo

Este texto apresenta uma resenha da obra " O discurso da política externa brasileira em tempos de Bolsonaro e Araújo'", que analisa os discursos da política externa brasileira durante o governo de Jair Bolsonaro. Os autores utilizam o Círculo de Bakhtin como base para a leitura e análise desses discursos, refletindo a respeito de termos como ideologia, verdade, liberdade/libertação, Deus e religião, e como eles estão imersos em um contexto sociopolítico. O artigo destaca que, mesmo após o fim do governo Bolsonaro, suas ideias e cultura ainda estão presentes na sociedade brasileira. Os autores propõem uma articulação de campos de conhecimento, como os estudos linguísticos e as relações internacionais, para uma análise mais completa dos discursos da política externa brasileira. O artigo é permeado de originalidade e fornece uma base segura para a análise desses discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOUZA, F. M.; MELO, F., NOGUEIRA, S.G. Discurso da política externa brasileira em tempos de Bolsonaro e Araújo. São Paulo: Mentes Abertas, 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Ferreira, C. E. R. . (2023). PENSAR E ESCREVER SOBRE O TEMPO PRESENTE NA OBRA “O DISCURSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA EM TEMPOS DE BOLSONARO E ARAÚJO”. Open Minds International Journal, 4(3), 128–132. https://doi.org/10.47180/omij.v4i3.271