O EVENTO “ENSINO REMOTO”: percepções valorativas de docentes do CERES

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yasmin Rayane Mariz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i3.150

Palavras-chave:

Docentes do CERES, Percepções;, Ensino Remoto, UFRN

Resumo

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) fez com que instituições de ensino adotassem novas conexões e outras posturas quanto ao ensino-aprendizagem, configurando-se em uma mudança temporária para um modo de ensino alternativo. No caso específico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na busca por meios/estratégias para tentar sanar prejuízos no que compreende o ensino e a aprendizagem, foi adotado o Ensino Remoto, com aulas síncronas e assíncronas. Diante disso, analisamos as vantagens, desvantagens e as valorações dos docentes do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN) acerca do ensino remoto. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo em vista a compreensão e a explicação dos dados em seu contexto macro e microssocial. Como instrumento de produção de dados, utilizamos questionários on-line com questões abertas e fechadas, tendo em vista atingir um número representativo de docentes colaboradores. Os resultados mostram várias vantagens e desvantagens, além de valorações diferentes acerca do Ensino Remoto. As vantagens constatadas levam em conta a realidade vivida pelo docente, ou seja, são pontos de vista que consideram suas condições de vida. Já as desvantagens, ao contrário das vantagens, são percebidas não do ponto de vista do docente, mas do lugar do discente, pois, ao que parece, os docentes levam em conta a realidade experienciada pelos discentes. Além disso, os docentes, ao avaliarem o Ensino Remoto, levam em conta uma realidade mais geral, que envolve aspectos socioeconômicos, institucionais, interacionais e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, M. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009, p. 17-44.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello; Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, 155p.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. 1. ed. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

HODGES, C; TRUST, T; MOORE, S; BOND, A; LOCKEE, B. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação Tecnologia, v. 2, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16. Acesso em: 25 maio 2021.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. 1. ed. Tradução de Sheila Camargo Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016.

PONZIO, Augusto. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 9-40.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da Enunciação e Outros ensaios. Organização, Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLOCHÍNOV, V. N. A palavra e suas funções sociais (1930). In: _____. A construção da Enunciação e Outros ensaios. Organização, Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013a, p. 189-212.

VOLOCHÍNOV, V. N. O que é linguagem (1930). In: _____. A construção da Enunciação e Outros ensaios. Organização, Tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013b, p. 131-156.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação (1930). In: _____. A construção da Enunciação e Outros ensaios. Organização, Tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013c, p.157-188.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Nascimento, I. A. de A., & Silva, Y. R. M. da. (2021). O EVENTO “ENSINO REMOTO”: percepções valorativas de docentes do CERES. Open Minds International Journal, 2(3), 60–72. https://doi.org/10.47180/omij.v2i3.150