CORPO, CULTURA E AÇÃO: (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Alexandre de Souza Cruz Universidade Estadual da Paraíba
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Estadual da Paraíba
  • Hermisson Felipe da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Ronny Diogenes de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.192

Palavras-chave:

Educação física escolar, Corpo, Cultura, Formação de professores

Resumo

O livro "Corpo, Cultura e Ação: (Re)Pensando a Educação Física Escolar", é uma obra fundamental para aqueles interessados na relação entre educação física escolar, corpo, cultura e ação. O livro explora como o corpo, como elemento central, expressa indivíduos e suas relações com o mundo e a cultura. A cultura influencia como o corpo é percebido e valorizado em diferentes contextos sociais, afetando como a educação física é praticada nas escolas. Os autores argumentam que a educação física é fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos, mas deve considerar diversas concepções culturais do corpo e abrir espaço para o diálogo. O livro oferece perspectivas teóricas e práticas, com nove capítulos discutindo temas como a relação entre esporte, mídia e cultura, a importância da formação de professores e da reflexão crítica, e o papel da educação física na educação de crianças pequenas. Os autores defendem uma abordagem mais crítica e reflexiva à educação física, enfatizando a necessidade de respeitar o corpo cultural diverso do movimento em sua dimensão de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LAURENTINO, D. N. A.; SANTANA, D. B. (Orgs.) Corpo, cultura e ação: (re)pensando a educação física escolar. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Cruz, A. de S., Ferreira de Sousa, D. L., Silva, H. F. da, & Menezes, R. D. de. (2023). CORPO, CULTURA E AÇÃO: (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Open Minds International Journal, 4(1), 140–142. https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.192