DESAPARECIDOS DURANTE DITADURA MILITAR NO BRASIL NO ROMANCE K. RELATOS DE UMA BUSCA, BERNARDO KUCINSKI

Autores

  • Maria Alice Amorim Flor Universidade Estadual da Paraíba
  • Eli Brandão da Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.194

Palavras-chave:

Literatura; Memória; História Política; Ditadura Militar no Brasil.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar rastros interdiscursivos dos desaparecidos pela Ditadura Militar (1964-19850), no romance K. Relatos de uma busca, de Bernardo Kuncisnki, analisando figuras, temas relacionados à censura e repressão infligidas contra opositores do regime autoritário, dissimulação e silenciamento em relação aos presos políticos e as estratégias usadas para promover o apagamento dos desaparecidos. A obra, publicada inicialmente, em 2011, é baseada em fatos, tem como tema a busca, a angústia e o desespero de um pai (personagem K) por sua filha (personagem Ana) desaparecida durante a ditadura militar no Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por abordagem que compreende elementos de semântica discursiva, de Maingueneau e Fiorin, na análise de figuras e temas, apoiando-se também na hermenêutica de Ricoeur. A trama deixa entrever rastros interdiscursivos que trazem à tona um cenário de crimes contra cidadãos brasileiros, que foram vítimas de censuras, detenções ilegais e clandestinas, torturas, mortes e tentativas de apagamento da memória dos fatos ocorridos. A busca em vão pela filha e o sofrimento de K. lança luz sobre a extensão do alcance dos crimes cometidos pelo Estado brasileiro, na medida em que as consequências dos danos se estenderam para familiares e sociedade brasileira até os dias de hoje, comprometendo a memória e a compreensão da história do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORRÊA, Michelle Viviane Godinho. Censura na ditadura militar. Info Escola. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/censura-na-ditadura-militar/. Acesso em: 22 jul. 2022.

JÚNIOR, Demercino José Silva. A Ditadura Militar no Brasil através da Música Popular Brasileira. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-ditadura-militar-no-brasil-atraves-musica-popular-.htm. Acesso em: 23 jul. 2022.

KAWAI, Felipe. Resenha: K — Relato de uma Busca: Romance de Bernardo Kucinski. Refúgio literato, 2017. Disponível em: https://medium.com/ref%C3%BAgio-literato/resenha-k-relato-de-uma-busca-5caf36aa433. Acesso em: 10 jul. 2022.

KUCINSKI, Bernardo. K. relatos de uma busca. 1ª edição eletrônica. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

MELO, Maria Júlia. Silenciados pela ditadura: artistas brasileiros que foram exilados. Fala universidades, 2021. Disponível em: https://falauniversidades.com.br/silenciados-pela-ditadura-artistas-brasileiros-que-foram-exilados/. Acesso em: 23 jul. 2022.

SILVA, Daniel Silva. Ditadura Militar no Brasil. História do mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/ditadura-militar-no-brasil.htm. Acesso em: 22 jul. 2022.

ROSSI, Kelly. K: relato de uma busca – Resenha. Voando com livros, 2020. Disponível em: https://www.voandocomlivros.com/post/k-relato-de-uma-busca-resenha. Acesso em: 10 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Amorim Flor, M. A., & Silva, E. B. da. (2023). DESAPARECIDOS DURANTE DITADURA MILITAR NO BRASIL NO ROMANCE K. RELATOS DE UMA BUSCA, BERNARDO KUCINSKI. Open Minds International Journal, 4(1), 35–42. https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.194