O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Lúcia Colombaretti de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Bongestab Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.201

Palavras-chave:

Educação. Estágio supervisionado. Formação profissional .

Resumo

O presente artigo pretende apresentar as principais considerações oriundas de um estudo realizado, junto a um curso de Habilitação Específica para o Magistério – H.E.M. em uma escola estadual do interior de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi investigar como é desenvolvido o processo inicial de construção da prática docente de futuras professoras das séries iniciais do 1º Grau. A prática profissional iniciada pelas alunas indica como síntese, as contradições entre saber e fazer docente. Num momento, estabelecem relações entre o conhecimento adquirido e o conhecimento transformado em ensino e aprendizagem, revelando posturas críticas que na análise da realidade que experenciam e, num outro momento, repetem práticas desarticuladas e destituídas de fundamentação teórica e metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUENO, B. O., CATANI, D. B., SOUSA, C. P. (orgs.:) A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.

DANTAS, T.V.R. Prática pedagógica na formação de professores para as séries iniciais: a busca de novos caminhos. São Carlos: UFSCar, 1991. 299p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, 1991.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.

MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas: SP: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)

MOURA, M. I. G. CEFAM no Estado de São Paulo: resgatando sua história e analisando sua contribuição. São Paulo: PUC, 1991. [200]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica.

NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PIMENTA, S. G., GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

ROSA, D. E. G., SOUZA, V. C. (orgs.) Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Colombaretti de Oliveira, L., & Bongestab, C. (2023). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS. Open Minds International Journal, 4(1), 108–115. https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.201